Entardecer do meu rio Jacuí...

Entardecer do meu rio Jacuí...
.. posso te afirmar que ¨contar histórias é trazer à baila, trazer à tona¨. Não é uma atividade inútil. Embora haja intercâmbio de histórias, quando duas pessoas trocam histórias como presentes mútuos, na maior parte dos casos elas chegaram a se conhecer bem.Alguns deitaram com a história e descobriram dentro de si mesmos e em profundidade todas as partes que se harmonizavam. Ao lidarmos com palavras e histórias estamos trabalhando com energia arquetípica, que é muito similar com a eletricidade.
Bem-vindo!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

As escolhas da nossa vida

A vida real não é feita de conquistas efêmeras, mas de relações que estarão lá para sempre. Marido, filhos, família, são eles que vão ficar do teu lado quando a empresa onde tu trabalhas não mais fizer parte do teu dia-a-dia.

Emprestei meu carro e por isso tenho ido trabalhar de ônibus. Tinha esquecido de coisas tão simples e de tanta riqueza de detalhes, amizades, alegrias . As pessoas se conhecem, pegam o coletivo no mesmo horário, nas mesmas paradas. O diálogo é rico e impressiona porque todos somos tão iguais... Iguais em nosso erros, dores, fracassos, alegrias, falta de dinheiro. Fico ouvindo os ¨cacos¨ de conversas que me chegam aos ouvidos e me delicio com eles...
Na minha parada estão algumas senhoras que todos os dias estão lá naquele horário. Eu, quando chego apenas dou um bom dia e fico quieta; elas tagarelam e falam das faxinas na casa , dos filhos, da escola, do tempo, dos concursos e também dos maridos...
Ontem elas falavam sobre escolhas. Opções. Encruzilhadas. Deixar aquele emprego com salário bom , mas teria mais tempo para o marido e para a vida a dois.., mas ganharia menos..; teria menos prestígio e poder..
Lembrei que uma opção sempre gera uma perda e que escolher entre viver e morrer é livre arbítrio..Mas fiquei calada.
Eu, como quase todas as mulheres de minha geração, sempre acreditamos que deveríamos trabalhar fora de casa . ¨Seja independente, não dependa de teu marido ¨.. Mas, para conquistar nosso espaço lá fora , relegamos o emocional a segundo plano. Todas queríamos vencer como homens, ter poder como homens.
Não me arrependo. Tudo o que construí na minha carreira foi profissionalmente trabalhado e suado. Porém, se tivesse que dar um conselho , diria ¨vá com calma¨. . Não precisamos deixar o nosso universo para adotar o deles. Dá para incorporar o que há de melhor nos dois. E, principalmente, ouvir a nossa voz interior, que é o melhor guia.
Batalhamos para ter o que era de domínio masculino – e eles ficaram perdidos. Acredito que num relacionamento bem-sucedido há o meio termo. Mas para isso acontecer, a mulher deve deixar o homem participar do seu universo. E gostar disso .
Aprendi que amar é uma decisão, não um sentimento.
Esteja sempre preparado, porque haverá pragas, secas e excesso de chuvas, mas nem por isso abandone seu jardim. Por que amar nada tem a ver com gostar.
O ônibus chegou e elas foram sentar longe de mim..., mas a escolha ficou no meu imaginário durante aquele dia.
Fiquei pensando nas minhas escolhas e nas coisas e sentimentos que tinha hoje , será que foram frutos de escolhas certas? Alguma coisa me incomodava? Queria consertar algo? Pedir perdão à alguém? Dizer que amava ? Ainda dá tempo... Mas tive a certeza de que tudo o que sou hoje, são frutos de escolhas erradas ou não.

Rejane Savegnago, terapeuta ocupacional, policial civil.

5 comentários:

  1. Muito legal o texto, mãe... Adorei a idéia do blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê!

    Amei ler o teu blog.

    Ontem mesmo, um amigo (que não conhece a visão) conversava comigo via msn sobre dificuldades no ambito familiar e sobre o amor.

    Eu falava pra ele que o amor que Deus quer que nós tenhamos não é este amos EROS que as pessoas no mundo sentem e confundem paixão com amor, mas sim, o amor AGAPE, pois este sim é o genuíno.

    Indiquei a leitura da bíblia no Livro de 1 Coríntios capítulo 13 .

    Porém, hoje li uma frase no teu artigo "As escolhas da nossa vida" que resumiu de forma simples e completa o que eu gostaria de ter dito ontem que é: "Aprendi que amar é uma decisão, não um sentimento."

    Vou indicar o teu blog para que ele possa ler por completo o artigo.

    Gostaria que tu divulgasse para nós, assim cmo fizeste com o endereço do blog, toda a vez em que postares os teus artigos.

    Sinto saudades...

    Eu te amo no amor de Cristo minha irmã e amiga querida...

    Em Cristo somos Um.

    Beijos,

    Carol

    Santo Ângelo/RS

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, tu sabes melhor do que ninguem a admiração e respeito que tenho por ti ....achei fantático a idéia do blog...beijos e mts saudades...Deisi

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!!

    Muito legal a idéia do blog, já estava na hora de mandar para o "mundo" os teus texto, que eu sempre gostei muito de ler.

    Parabéns pelo texto e pela reflexão que ele traz, sábias palavras, como sempre!

    Saudades! Um beijo no coração, Joice

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, amei... tudo o que vem das mãos daquele que tem Cristo no coração é lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir