Entardecer do meu rio Jacuí...

Entardecer do meu rio Jacuí...
.. posso te afirmar que ¨contar histórias é trazer à baila, trazer à tona¨. Não é uma atividade inútil. Embora haja intercâmbio de histórias, quando duas pessoas trocam histórias como presentes mútuos, na maior parte dos casos elas chegaram a se conhecer bem.Alguns deitaram com a história e descobriram dentro de si mesmos e em profundidade todas as partes que se harmonizavam. Ao lidarmos com palavras e histórias estamos trabalhando com energia arquetípica, que é muito similar com a eletricidade.
Bem-vindo!

sábado, 30 de outubro de 2010

VOCE CONHECE UMA MULHER?

As mulheres sabem que dentro delas moram muitas outras figuras femininas. Algumas poderosas, outras frágeis, algumas velhas, outras bem jovens. Todas adoram falar.
Todas as mulheres conhecem a dor e nenhuma é estranha ao sofrimento.
Nós mulheres, um dia ou muitos, nos sentimos alheias a nós mesmas. E nos perdemos num mar de irritação, exaustas mergulhamos num lexotan, em copos de vinho numa banheira escaldante ou no mais puro desespero.Algumas sucumbiram, só algumas. Como resultado, carregamos no peito essa perda e reconhecemos com reverência o poder destes abismos.
Toda a mulher, mesmo as muito jovens, sabem que ser mulher é um desafio. E no íntimo desconfiam que vão passar um bocado de tempo provando coisas ao mundo. Nascer mulher, em boa parte do planeta, ainda é afirmar-se acima do destino biológico.
Todas as mulheres pensam que sabem amar. Mas o amor insiste em rir de nós. E desafia nossas desajeitadas tentativas de dominá-lo ou compreende-lo. O amor parece um gato que só para o nosso colo quando já nos cansamos de chamar. Mas que ninguém se engane, mal a gente acostuma com aquele calor macio e peludo e ele pula e volta para a vida.
Todas as mulheres tem medo. Medo do primeiro beijo, do primeiro encontro, do primeiro emprego, de casar, medo de não casar, medo do parto, da traição, medo de não conseguir, medo de envelhecer, medo de dizer sim. A cada instante, nossos medos podem nos fazer trancar os dentes, afinar o olhar e ousar no salto. Ou podemos nos recolher emburradas e encolhidas dentro de uma caixa de sapatos, onde ficamos olhando o mundo por um buraquinho.
Todas nós temos um sonho. Todas nós temos uma sombra. Negra e densa. E aquelas de nós que não ousaram encarar seus sonhos e seus caminhos, são fáceis de reconhecer: parecem árvores ressequidas e seus ramos balançam sem alegria. Quem se alimenta dos frutos murchos dessa árvore experimenta seu sabor ressentido e intolerante. Eventualmente a tempestade racha ao meio tronco tão seco. A mulher é antes de tudo uma agricultora de sonhos.
Todas nós sentimos uma vez ou outra uma vontade de parar de bater as asas na vidraça e aquietar a alma, é hora de construir um templo para acolher nosso ser feminino. Não se condene, não se preocupe, deixe fluir, fique feliz.

domingo, 24 de outubro de 2010

AS ESCOLHAS DE NOSSA VIDA

A vida real não é feita de conquistas efêmeras, mas de relações que estarão lá para sempre. Marido, filhos, família, são eles que vão ficar do teu lado quando a empresa onde tu trabalhas não mais fizer parte do teu dia-a-dia.

Emprestei meu carro e por isso tenho ido trabalhar de ônibus. Tinha esquecido de coisas tão simples e de tanta riqueza de detalhes, amizades, alegrias . As pessoas se conhecem, pegam o coletivo no mesmo horário, nas mesmas paradas. O diálogo é rico e impressiona porque todos somos tão iguais... Iguais em nosso erros, dores, fracassos, alegrias, falta de dinheiro. Fico ouvindo os ¨cacos¨ de conversas que me chegam aos ouvidos e me delicio com eles...
Na minha parada estão algumas senhoras que todos os dias estão lá naquele horário. Eu, quando chego apenas dou um bom dia e fico quieta; elas tagarelam e falam das faxinas na casa , dos filhos, da escola, do tempo, dos concursos e também dos maridos...
Ontem elas falavam sobre escolhas. Opções. Encruzilhadas. Deixar aquele emprego com salário bom , mas teria mais tempo para o marido e para a vida a dois.., mas ganharia menos..; teria menos prestígio e poder..
Lembrei que uma opção sempre gera uma perda e que escolher entre viver e morrer é livre arbítrio..Mas fiquei calada.
Eu, como quase todas as mulheres de minha geração, sempre acreditamos que deveríamos trabalhar fora de casa . ¨Seja independente, não dependa de teu marido ¨.. Mas, para conquistar nosso espaço lá fora , relegamos o emocional a segundo plano. Todas queríamos vencer como homens, ter poder como homens.
Não me arrependo. Tudo o que construí na minha carreira foi profissionalmente trabalhado e suado. Porém, se tivesse que dar um conselho , diria ¨vá com calma¨. . Não precisamos deixar o nosso universo para adotar o deles. Dá para incorporar o que há de melhor nos dois. E, principalmente, ouvir a nossa voz interior, que é o melhor guia.
Batalhamos para ter o que era de domínio masculino – e eles ficaram perdidos. Acredito que num relacionamento bem-sucedido há o meio termo. Mas para isso acontecer, a mulher deve deixar o homem participar do seu universo. E gostar disso .
Aprendi que amar é uma decisão, não um sentimento.
Esteja sempre preparado, porque haverá pragas, secas e excesso de chuvas, mas nem por isso abandone seu jardim. Por que amar nada tem a ver com gostar.