Entardecer do meu rio Jacuí...

Entardecer do meu rio Jacuí...
.. posso te afirmar que ¨contar histórias é trazer à baila, trazer à tona¨. Não é uma atividade inútil. Embora haja intercâmbio de histórias, quando duas pessoas trocam histórias como presentes mútuos, na maior parte dos casos elas chegaram a se conhecer bem.Alguns deitaram com a história e descobriram dentro de si mesmos e em profundidade todas as partes que se harmonizavam. Ao lidarmos com palavras e histórias estamos trabalhando com energia arquetípica, que é muito similar com a eletricidade.
Bem-vindo!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atenção: frágil!

Tudo começa com um velho conhecido chamado stress. Ele é um coadjuvante com fortes chances de ganhar Oscar pela atuação. Somos obrigadas a produzir mais em menos tempo, ser encontradas a qualquer hora( dormir com o celular ligado) e convivemos com o fantasma de que, se vacilarmos, alguém ocupará nosso lugar. Todo esse cenário estressa. E pode desencadear um processo depressivo.
Hoje mostrar-se ocupado é importante, ter vida infernal é motivo de orgulho, enquanto manter um dia a dia sereno é coisa de acomodado. O ambiente competitivo favorece à doença. Quando a busca pelo sucesso deixa de ser prazerosa, o número de novos neurônios no hipocampo(região do cérebro que controla as emoções)reduz dramaticamente. Isso causa perda de memória e dificuldade de aprendizado e concentração.
Hoje estamos todas mais ou menos assim. Esquecimentos preocupantes, agendas lotadas, tudo escrito, celular apitando e avisando aniversários, hora no médico e dentista, lembretes importantes. Minhas amigas estão assim. Eu me vejo assim. E tome de Ginkobiloba, Omega 3, Vitamina C e outros bichos; será o Alzheimer?
Noutro dia fui ao médico acompanhar minha mãe e o neurologista fez algumas perguntas básicas(para ele, claro!) , " a sra. toma muito chimarrão?", " tem pressão alta?" , " toma muito café"? e ia anotando..., fiquei perplexa: chimarrão dá esquecimento? Ele me respondeu que é cafeína pura e aliado à vida moderna, um stress só...! Imagina. Disse que as pessoas ficam " ligadas" , estressadas, pilhadas e com um toque mais forte do som de palmas, trovão ou fogos de artifício, seus corações parecem querer lhes sair pela boca! Ansiedade. Azáfama.
Lembrei da Síndrome de Burnout( tão em moda atualmente), exaustão emocional, queda de rendimento no trabalho, ou seja, a um passo da pane. O corpo denuncia. Com dores musculares e de cabeça, distúrbios de sono, problemas cardíacos e gastrointestinais, elevação nos níveis de colesterol e glicose no sangue. Há também os sintomas emocionais. " Sensação de angústia, ansiedade, melancolia, cansaço e desânimo, raiva e solidão". Cruzes.
A maioria das pessoas passa por luto, tristeza, mas toca a vida. Basta se deparar com um estímulo positivo para reagir. Insucesso causa ansiedade e angústia, mas não caracteriza depressão. Mas daí, eu pergunto: como não ficar frágil?
Se a gente ainda pensa que tem que agir como um homem para suportar as pressões, evitando assim doenças que se originam no stress, temos que mudar nossos conceitos. São eles, os homens que tem que aprender com a gente. Essa história de liberação feminina, igualdade de condições e retirada de soutiens não pode nos condenar a abraçar tudo e todos. A mulher é frágil. Sim, é verdade que consegue fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, que tem os neurônios mais desenvolvidos, mas por isso mesmo tem que apertar o botão de " stop"!
Não queremos mais ser iguais aos homens!