Entardecer do meu rio Jacuí...

Entardecer do meu rio Jacuí...
.. posso te afirmar que ¨contar histórias é trazer à baila, trazer à tona¨. Não é uma atividade inútil. Embora haja intercâmbio de histórias, quando duas pessoas trocam histórias como presentes mútuos, na maior parte dos casos elas chegaram a se conhecer bem.Alguns deitaram com a história e descobriram dentro de si mesmos e em profundidade todas as partes que se harmonizavam. Ao lidarmos com palavras e histórias estamos trabalhando com energia arquetípica, que é muito similar com a eletricidade.
Bem-vindo!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Amor em tempo de inverno

Amor em tempo de inverno


Se a velhice fosse uma estação do ano certamente deveria ter flores como a primavera, teria frutos como o verão e dias azuis como o outono. Lamentavelmente, porém, se convencionou chamar a velhice de inverno, não sei por que. Assimilamos a idéia de que no inverno temos dias sombrios, cheios de neve e frio, sem praia nem sol, sem muito que fazer. Imagino que trazem melancolia, abandono, medo.
Foi assim que comecei a olhar para mim e para as outras pessoas ao meu redor que já haviam ultrapassado a barreira dos 50 anos. Vi pessoas que se tornaram pesos para suas famílias (e não me refiro aos doentes), mantendo exacerbados comportamentos de quando mais jovens. Postura macambúzia. Deprimidos. Insatisfeitos por terem envelhecidos com achaques e humores azedos. Ladainhas de queixumes numa espécie de prazer mórbido. Mas notei também a emoção de Cora Coralina, Drummond, Mario Quintana, Borges, percebi pessoas, que apesar da idade ter avançado continuavam participativos, alegres como nem todo jovem (ah, como existem jovens displicentes, emburrados, ¨velhos¨ ). Mas veja a alegria dos roqueiros Rolling Stones!
Pesquisas comprovam que a felicidade da juventude retorna na velhice. Bem menos tranqüila é a faixa dos 40 anos, cheia de ansiedade pelos sonhos ainda não realizados, medo do futuro, incidência maior ao estresse e depressão.
A imagem do inverno surge para combinar com dificuldade, solidão, medo, fraqueza. Não temos esquilos no Brasil, mas eles, com sabedoria, armazenam nozes no inverno e isso me pareceu sabedoria da natureza, é necessário também preparar-se para a velhice. Vale pois, observar a lição dos esquilos para se preparar para uma idade serena, sem fantasias escuras. Se um esquilo falasse diria que é inevitável não se preparar para a estação mais fria, pois mesmo que a primavera e o verão pareçam durar para sempre e que o outono seja apenas uma estação amena, de muita brisa e folhas secas, indubitavelmente o inverno chegará. E se o inverno vai chegar por que não se preparar para ele? Se vamos envelhecer por que fugir disso até descobrir que estamos velhos?
Que tipo de idoso tu te preparas para ser? Muito chato? Prepotente? Ranzinza? As outras pessoas são como espelhos, de alguma forma elas refletem o que somos. Dizer ¨eu sou assim e não vou mudar¨ é como jogar fora uma noz que poderá alimentar um esquilo em tempo frio.
Um galope contra o tempo para restaurar, corrigir, manter, conviver e se aborrecer por não ter feito nada antes. Isso inclui hábitos saudáveis de higiene pessoal, íntima e ambiental. Ninguém muda na velhice, apenas acentua grandemente o que sempre foi e antes não podia manifestar.
Os interesses são muito importantes: a música, a leitura, fazer palavras cruzadas, trabalhos manuais, gosto por animais.. Pode parecer depreciativo ver idosos jogando dominó ou damas nas praças, mas eles estão muito mais ativos do que aqueles que apenas limitam-se a observar.
Ser idoso não significa ser alienado. Dê preferência por coisas vivas (pássaros,cães, gatos, plantas..) ou coisas úteis como tricô, marcenaria, bordados,crochê, presenteando amigos e parentes. Interessar-se pela informática, mergulhar nas aventuras dos e-mails, msn, orkut, podem iluminar o inverno e é ótimo para quem tem problemas de locomoção. Ler um livro, fazer uma caminhada, ver televisão, viajar, renovar-se. Tudo vale a pena para que a alma não envelheça e se torne pequena. Para encontrar a paz não existem caminhos, e sim caminhantes. È bom fazer as pazes com Deus antes que o inverno chegue, reconhecer que Ele existe, que Ele ama e ampara a todos, mesmo quem reluta em encontrá-lo. Para encontrar sua alma não precisa nem fazer de Deus uma mania e nem da igreja, um esconderijo.
E por que não amar em tempo de inverno? O amor não depende de idade nem da perfeição física. Com mais idade, muitas vezes descobrimos que o amor é bem melhor e mais feliz agora do que quando nos angustiávamos com o ¨tipo ideal¨. Descobrir que o amor nada tem a ver com celulites, barriga de tanquinho e sim, com companheirismo, bom humor e muito entusiasmo.